Timon registra seis assassinatos em 13 dias de 2026; População sofre com guerra de facções
Além da onda de homicídios, moradores de Timon enfrentam aumento de assaltos com ameaças e humilhações; Secretária aponta disputa entre grupos criminosos.
Por Maranhão Expresso
20 de janeiro de 2026 em Polícia

Foto: G1 Maranhão
O município de Timon, no Maranhão, iniciou o ano de 2026 sob uma intensa onda de violência, registrando seis casos de assassinatos em um período de apenas 13 dias. A escalada de homicídios tem sido acompanhada por um aumento alarmante no número de assaltos, elevando a sensação de insegurança entre os moradores.
Os homicídios recentes incluem quatro pessoas assassinadas a tiros em 24 horas e outros dois homens mortos por disparos em um bar na cidade. Paralelamente, testemunhas relatam que a população está “cansada de ser assaltada”, com criminosos não apenas roubando bens materiais, mas também humilhando e ameaçando as vítimas durante as ações. De acordo com a secretária Municipal de Segurança e Cidadania de Timon, Mariely Vilhena, a origem dessa crise é clara:
“Trata-se de uma guerra de facções que está ocorrendo pontualmente no território de Timon, mas que não está passando despercebida pelos órgãos de investigação policial, como a Polícia Civil e o setor de Inteligência da Polícia Civil do Estado do Maranhão”.
Para enfrentar a situação, Mariely Vilhena sugeriu medidas estruturais urgentes ao governo do estado. A secretária defende a instauração de uma delegacia específica para o combate ao crime organizado. Além disso, ela ressaltou a necessidade de o Judiciário implantar uma vara especializada, dedicada exclusivamente a analisar e julgar os casos que envolvem grupos faccionados no município.
AUTOR
Maranhão Expresso
Trazendo as últimas notícias do Maranhão e do mundo para você com credibilidade e agilidade.
Comentários (0)
Deixe seu comentário
Seja o primeiro a comentar nesta notícia!