STF decide contra aposentadoria especial
Vigilantes não terão direito ao benefício, decide Supremo
Por Maranhão Expresso
14 de fevereiro de 2026 em Política

Foto: Imirante
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria no plenário virtual contra a concessão de aposentadoria especial para vigilantes. Por seis votos a quatro, os ministros acompanharam a divergência aberta por Alexandre de Moraes, que rejeitou o reconhecimento automático da atividade como especial para fins previdenciários.
Os ministros analisaram recurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que tenta reverter decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) favorável ao benefício. De acordo com o ministro Alexandre de Moraes, a aposentadoria especial exige comprovação de exposição a agentes nocivos à saúde, como químicos, físicos ou biológicos.
O relator Kássio Nunes Marques defendeu que a atividade de vigilância envolve riscos relevantes à integridade física e à saúde mental dos profissionais. No entanto, sua posição foi vencida. Os ministros que votaram contra a aposentadoria especial para vigilantes foram: Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Luiz Fux, Dias Toffoli, André Mendonça e Gilmar Mendes.
AUTOR
Maranhão Expresso
Trazendo as últimas notícias do Maranhão e do mundo para você com credibilidade e agilidade.
Comentários (0)
Deixe seu comentário
Seja o primeiro a comentar nesta notícia!