Operação Hacker SA II mira fraudes milionárias do INSS com ramificações no MA
Ação da Polícia Federal desmantela esquema que causou R$ 10 milhões em prejuízos à Previdência Social, com mandados cumpridos em três estados.
Por Maranhão Expresso
4 de dezembro de 2025 em Polícia

Foto: Imirante
A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (4), a Operação Hacker SA II, uma ação coordenada para desarticular uma organização criminosa especializada em fraudes contra a Previdência Social. A operação, que é a segunda fase da Operação Hacker SA de janeiro de 2024, cumpriu mandados em São Paulo, Maranhão e Pará.
Foram expedidos pela 3ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Pará sete mandados de busca e apreensão e dez mandados de prisão preventiva. As investigações revelaram que o grupo criminoso acessava ilegalmente os sistemas do INSS, concedendo indevidamente benefícios como pensões por morte, auxílios-reclusão, pensões alimentícias e seguros-desemprego.
A Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social (CGINP) identificou 226 benefícios fraudulentos, totalizando um prejuízo de R$ 10 milhões aos cofres públicos. A operação também identificou a participação de um servidor público, que auxiliava o grupo no acesso aos sistemas internos da Previdência. A Força-Tarefa Previdenciária, que completa 25 anos de atuação, é formada pela Polícia Federal e pelo Ministério da Previdência Social (MPS).
AUTOR
Maranhão Expresso
Trazendo as últimas notícias do Maranhão e do mundo para você com credibilidade e agilidade.
Comentários (0)
Deixe seu comentário
Seja o primeiro a comentar nesta notícia!