Flexibilização de Armas em 2019
Levou a desvio de pistolas para crime organizado
Por Maranhão Expresso
8 de dezembro de 2025 em Polícia

Foto: Imirante
Um estudo divulgado pelo Instituto Sou da Paz revela que a flexibilização das regras para aquisição de armas em 2019 contribuiu para o desvio de pistolas 9 milímetros para organizações criminosas. Antes restrito a forças de segurança, o armamento passou a ser acessível a Colecionadores, Atiradores Desportivos e Caçadores (CACs) em 2019.
De acordo com o levantamento, as apreensões de pistolas 9 mm nos quatro estados do Sudeste mais que dobraram entre 2018 e 2023, passando de 2.995 para 6.568 unidades, um crescimento de 119%. No período, o calibre deixou de ser o quinto mais apreendido para ocupar a segunda posição.
O Instituto Sou da Paz relaciona o avanço do armamento à mudança regulatória de 2019, que permitiu aos CACs acessar modelos antes exclusivos de profissionais de segurança. A norma também ampliou para até 30 o número de armas que um atirador desportivo poderia adquirir. Com a mudança de governo, em 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciou o recadastramento de armas em circulação e devolveu o uso das pistolas 9 mm exclusivamente às forças de segurança.
AUTOR
Maranhão Expresso
Trazendo as últimas notícias do Maranhão e do mundo para você com credibilidade e agilidade.
Comentários (0)
Deixe seu comentário
Seja o primeiro a comentar nesta notícia!