Buscas por crianças desaparecidas no MA cobrem 200 km; força-tarefa entra em nova fase
Após 20 dias de varredura intensa em Bacabal, sem vestígios de Ágatha e Allan, operações focam na investigação policial; inquérito já ultrapassa 200 páginas.
Por Maranhão Expresso
23 de janeiro de 2026 em Polícia

Foto: G1 Maranhão
A força-tarefa mobilizada para encontrar os irmãos Ágatha Isabelly, de 6 anos, e Allan Michael, de 4 anos, desaparecidos desde 4 de janeiro em Bacabal, no Maranhão, concluiu a primeira etapa de varredura de campo. Em 20 dias de operação, a ação integrada percorreu mais de 200 quilômetros em áreas de mata fechada e de difícil acesso, além de buscas fluviais. Sem a localização de vestígios ou pistas, as buscas agora entram em uma nova fase, sendo conduzidas de forma direcionada e focada na investigação policial.
Mais de mil pessoas, englobando agentes das forças de segurança estaduais e federais, além de voluntários, participaram ativamente das ações concentradas na base instalada no quilombo São Sebastião dos Pretos, zona rural de Bacabal. A transição para a fase investigativa ocorre após a varredura completa das áreas inicialmente mapeadas. O secretário de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA), Maurício Martins, confirmou o redirecionamento dos esforços, destacando a continuidade da atenção ao caso.
Infelizmente nós não encontramos as crianças. […] Nós vamos fazer um redirecionamento para os trabalhos, dando enfoque às investigações da Polícia Civil e mantendo grupos especializados em atividades rurais para o rastreamento e até mesmo o Exército Brasileiro.
Paralelamente às buscas, o inquérito policial, conduzido por uma comissão especial de delegados, já ultrapassa 200 páginas. As operações contaram com o apoio de tecnologias avançadas, como o uso de drones e o equipamento side scan sonar, fundamental para o mapeamento de áreas submersas no rio Mearim. A Marinha do Brasil, por exemplo, vasculhou minuciosamente cinco quilômetros do rio. Além disso, a SSP-MA acionou o protocolo Amber Alert, utilizando a plataforma Meta para divulgar informações e fotos dos desaparecidos no Instagram e Facebook, com alcance de até 200 quilômetros da região de Bacabal.
AUTOR
Maranhão Expresso
Trazendo as últimas notícias do Maranhão e do mundo para você com credibilidade e agilidade.
Comentários (0)
Deixe seu comentário
Seja o primeiro a comentar nesta notícia!