Tragédia de Brumadinho
Sete anos após o rompimento da barragem, 15 pessoas podem ser responsabilizadas
Por Maranhão Expresso
25 de janeiro de 2026 em Local

Foto: Imirante
A tragédia de Brumadinho, que ocorreu em 25 de janeiro de 2019, será examinada na Justiça após 7 anos. Nayara Porto, esposa de uma das vítimas, relata o momento em que soube do acidente: "Eu fiquei um pouco sem entender. Depois ela me chamou e perguntou se meu marido estava em casa. Eu falei que não estava, estava trabalhando, aí ela foi e me contou o que tinha acontecido".
O acidente, conhecido como "tragédia-crime" pela Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem da Mina Córrego do Feijão (AVABRUM), ocorreu por volta de 12h30 e resultou na morte de 272 pessoas. Agora, 15 pessoas, incluindo ex-diretores, gerentes e engenheiros da Vale e empregados da TÜV SÜD, podem ser responsabilizadas criminalmente pelo ocorrido.
A jornalista Cristina Serra, autora do livro "Tragédia em Mariana: A história do maior desastre ambiental do Brasil", destaca que é possível associar o caso de Brumadinho com outros episódios de graves acidentes e consequências ambientais, como o rompimento da barragem de Mariana em 2015 e o afundamento do solo em Maceió em 2018. Ela ressalta que, nos três casos, não há nenhum responsável punido criminalmente.
AUTOR
Maranhão Expresso
Trazendo as últimas notícias do Maranhão e do mundo para você com credibilidade e agilidade.
Comentários (0)
Deixe seu comentário
Seja o primeiro a comentar nesta notícia!