Sisu 2026: Maranhão oferta 8,8 mil vagas; Inscrições começam nesta segunda (19)
UFMA e IFMA concentram oportunidades em mais de 20 cidades; MEC libera mais de 274 mil vagas na maior edição da história do programa.
Por Maranhão Expresso
18 de janeiro de 2026 em Local

Foto: G1 Maranhão
A corrida por uma vaga no ensino superior público começa oficialmente nesta segunda-feira (19). O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 abre suas inscrições, e o estado do Maranhão se destaca ao ofertar um total de 8,8 mil vagas. Estas oportunidades estão distribuídas em mais de 20 cidades maranhenses, marcando um momento crucial para milhares de candidatos que utilizaram o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para acessar a educação de qualidade.
A maior parte das vagas no estado é concentrada pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que disponibiliza 6.098 oportunidades. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) complementa a oferta com 2.779 vagas. Nacionalmente, a UFMA figura como a 9ª instituição do país com o maior número de vagas. Os interessados devem realizar a inscrição exclusivamente pela internet, através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, tendo até o dia 23 de janeiro para escolher até duas opções de curso.
Além das vagas tradicionais, os candidatos maranhenses também poderão disputar 3.362 vagas em cursos presenciais de licenciatura que dão acesso ao programa Pé-de-Meia Licenciaturas. Este incentivo financeiro mensal é de R$ 1.050, sendo R$ 700 de saque imediato. O Ministério da Educação (MEC) confirmou que esta é a maior edição da história do programa, disponibilizando mais de 274 mil vagas em todo o Brasil. Uma das principais mudanças para 2026 é que o programa passará a aceitar as notas das três edições mais recentes do Enem (2023, 2024 e 2025). O resultado da única chamada regular será divulgado em 29 de janeiro de 2026.
AUTOR
Maranhão Expresso
Trazendo as últimas notícias do Maranhão e do mundo para você com credibilidade e agilidade.
Comentários (0)
Deixe seu comentário
Seja o primeiro a comentar nesta notícia!