São Luís recebe mostra de performance
Rituais da diáspora africana inspiram arte em São Luís
Por Maranhão Expresso
24 de janeiro de 2026 em Cultura

Foto: Imirante
A cidade de São Luís recebe, no dia 29 de janeiro de 2026, a mostra de performance Kaminhu d’Água: Rituais de Memória e Resistência, integrando a 18ª edição da Verbo – Mostra de Performance Arte. A atividade é gratuita e propõe reflexões sobre ancestralidade, identidade e resistência a partir de saberes da diáspora africana.
A performance, conduzida pela artista cabo-verdiana Jacira da Conceição, utiliza a água, o corpo e potes cerâmicos como elementos centrais, inspirada em práticas ancestrais da África Atlântica e de Cabo Verde. Além disso, o público poderá participar da oficina Mondoda – Introdução às Técnicas de Matriz Africana Aplicadas à Escultura em Cerâmica.
A presença da artista reforça o caráter de intercâmbio cultural da Verbo, buscando aproximar produções contemporâneas de matriz africana ao público maranhense. A iniciativa amplia o diálogo entre tradição e arte contemporânea, valorizando narrativas históricas que atravessam o Atlântico e conectam diferentes territórios por meio da arte.
AUTOR
Maranhão Expresso
Trazendo as últimas notícias do Maranhão e do mundo para você com credibilidade e agilidade.
Comentários (0)
Deixe seu comentário
Seja o primeiro a comentar nesta notícia!