Orçamento 2026: Cortes nas Universidades
Corte de R$ 488 milhões afeta 69 universidades federais
Por Maranhão Expresso
23 de dezembro de 2025 em Economia

Foto: Imirante
A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) expressou profunda preocupação com os cortes no orçamento das Universidades Federais feitos pelo Congresso Nacional durante a tramitação do Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026.
De acordo com cálculos feitos pela Andifes, o orçamento originalmente previsto para as 69 universidades federais foi cortado em 7,05%, o que significa uma redução de R$ 488 milhões. Esses cortes afetam todas as ações orçamentárias essenciais ao funcionamento da rede federal de ensino superior.
A Andifes argumenta que os cortes, especialmente na área de assistência estudantil, comprometem a implementação da nova Política Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e colocam em risco avanços na democratização do acesso e da permanência no ensino superior público. Além disso, cortes semelhantes também vão impactar o orçamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).
AUTOR
Maranhão Expresso
Trazendo as últimas notícias do Maranhão e do mundo para você com credibilidade e agilidade.
Comentários (0)
Deixe seu comentário
Seja o primeiro a comentar nesta notícia!