30 de jan.
Carregando...

Obra Parada HÁ Quase Dois Anos Prejudica Alunos e Vira Esconderijo de Vândalos em Imperatriz

Unidade no povoado Chico do Rádio, que seria uma escola-modelo, está abandonada; Secretaria de Educação prevê início das obras em até 90 dias.

ME

Por Maranhão Expresso

27 de janeiro de 2026 em Cotidiano

Obra Parada HÁ Quase Dois Anos Prejudica Alunos e Vira Esconderijo de Vândalos em Imperatriz

Foto: G1 Maranhão

1.2k
Visualizações
85
Curtidas
12
Comentários
45
Compartilhamentos

Um grave problema de infraestrutura atinge a comunidade do povoado Chico do Rádio, em Imperatriz, a 626 km de São Luís. A obra de uma Escola Municipal, essencial para a única unidade de ensino da localidade, está paralisada há quase dois anos. O atraso, que se estende muito além do prazo original de dois meses para entrega, obriga os estudantes a enfrentarem longos percursos diários até o povoado Lago Verde, onde são acolhidos em outra unidade.

O que deveria ser uma escola-modelo de tempo integral transformou-se em um foco de abandono e insegurança. Segundo relatos dos moradores, o prédio inacabado está tomado pelo mato e lixo, servindo de esconderijo para vândalos. Além disso, objetos que fariam parte da mobília escolar teriam sido furtados. A moradora Raimunda Coelho expressou a indignação da comunidade com a falta de fiscalização:

“O que deu para roubar foi roubado: janela, uma série de coisinhas foram confiscados. Por quê? Porque não tem quem cuide. Cadê o poder público?”

A ausência da unidade escolar funcionando força os alunos a percorrerem quase um quilômetro em condições precárias. A dona de casa Maria Aparecida da Silva destacou que a estrada tem trechos difíceis de transpor, especialmente no período chuvoso, quando há lama, e no verão, quando prevalecem a poeira e o sol quente. Em resposta às diversas cobranças feitas ao município, a Secretaria Municipal de Educação de Imperatriz (SME) informou, por meio de nota, que a reforma da Escola São Francisco depende do cumprimento das exigências legais, incluindo a conclusão do processo licitatório. A SME deve se reunir com a comunidade nesta semana e a previsão é de que as obras sejam iniciadas em até 90 dias.

AUTOR

ME
Maranhão Expresso

Trazendo as últimas notícias do Maranhão e do mundo para você com credibilidade e agilidade.

Comentários (0)

Deixe seu comentário

Seja o primeiro a comentar nesta notícia!