Nível do rio Pindaré sobe
Cheia do rio Pindaré no Maranhão traz problemas para comunidades ribeirinhas
Por Maranhão Expresso
3 de janeiro de 2026 em Local

Foto: G1 Maranhão
O nível do rio Pindaré começou a subir nas últimas semanas, acendendo o alerta para uma série de problemas enfrentados por comunidades ribeirinhas da região. O aumento do volume de água é consequência das chuvas intensas registradas em dezembro no interior do Maranhão.
A cheia do rio impacta no transporte fluvial, pesca artesanal e levantam preocupação sobre obras do cais em Pindaré Mirim. O nível da água já está quase dois metros acima do volume registrado em novembro. De acordo com o monitoramento, as chuvas se concentraram principalmente entre os municípios de Sítio Novo e Montes Altos, onde estão localizadas as nascentes do rio.
Com a elevação do rio, moradores que dependem diretamente da navegação e da pesca passaram a se preparar para os impactos da cheia. Barqueiros que realizam a travessia entre os municípios de Monção e Pindaré Mirim relatam prejuízos financeiros, já que a distância entre uma margem e outra aumenta, elevando o consumo de combustível. Além disso, os pescadores artesanais, que utilizam o rio Pindaré como principal fonte de sustento, também sofrem com as consequências da cheia.
AUTOR
Maranhão Expresso
Trazendo as últimas notícias do Maranhão e do mundo para você com credibilidade e agilidade.
Comentários (0)
Deixe seu comentário
Seja o primeiro a comentar nesta notícia!