MEC pune cursos de Medicina no MA por nota baixa no Enamed; 4 instituições na mira
Quatro dos oito cursos avaliados no estado receberam conceito 2, considerado insatisfatório, e podem ter vagas reduzidas e Fies bloqueado.
Por Maranhão Expresso
20 de janeiro de 2026 em Local

Foto: G1 Maranhão
O cenário da formação médica no Maranhão está sob rigoroso escrutínio federal. Quatro instituições de ensino superior do estado, que oferecem cursos de medicina, estão entre as que serão punidas pelo Ministério da Educação (MEC) após apresentarem desempenho insatisfatório no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). O balanço dos resultados, que busca garantir a qualidade da formação médica, foi divulgado nessa segunda-feira (19), em Brasília.
O Enamed é uma prova anual essencial para medir o desempenho dos estudantes e a qualidade do ensino. No Maranhão, o resultado acendeu o alerta: dos oito cursos avaliados, quatro receberam a nota 2 e foram incluídos na lista de desempenho insatisfatório. As punições definidas pelo MEC para cursos com conceito 2 são significativas, incluindo a redução no número de vagas, além do bloqueio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e de outros programas federais.
Entre as instituições maranhenses que receberam nota 2, considerada insatisfatória, estão a AFYA Faculdade de Ciências Médicas de Santa Inês, unidades da Universidade CEUMA (em São Luís e Imperatriz) e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em Pinheiro. Em contrapartida, as melhores notas (conceito 4) ficaram com a UEMA em Caxias e a UFMA em São Luís e Imperatriz.
O ministro Camilo Santana reforçou que o objetivo da medida não é punir, mas sim corrigir falhas e elevar a qualidade do ensino médico no país. As instituições ainda terão prazo para apresentar defesa. Veja a lista das unidades maranhenses que receberam a nota 2:
- AFYA Faculdade de Ciências Médicas de Santa Inês — Santa Inês
- Universidade CEUMA - UNICEUMA — São Luís
- Universidade CEUMA - UNICEUMA — Imperatriz
- Universidade Federal do Maranhão – UFMA — Pinheiro
AUTOR
Maranhão Expresso
Trazendo as últimas notícias do Maranhão e do mundo para você com credibilidade e agilidade.
Comentários (0)
Deixe seu comentário
Seja o primeiro a comentar nesta notícia!