Maranhão: Crescimento Econômico
Estado supera média nacional com 4,2% de crescimento do PIB
Por Maranhão Expresso
15 de janeiro de 2026 em Economia

Foto: Imirante
O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos do Maranhão (Imesc) lançou o Boletim da Conjuntura Econômica Maranhense do terceiro bimestre de 2025. O presidente do Imesc, Dionatan Carvalho, destacou que o Maranhão cresceu acima da média regional e nacional, com uma taxa de crescimento do PIB de 4,2% no terceiro trimestre de 2025.
De acordo com o boletim, o setor primário se destacou, com crescimento de 19% no trimestre e 9,1% no ano. A produção de grãos, como soja e milho, cresceu significativamente, contribuindo para o desempenho da economia maranhense em 2025. Além disso, o estado registrou deflação em diversos meses do ano, com inflação de 3,2% no período, abaixo da média nacional de 4,2%.
O crescimento econômico registrado no Maranhão em 2025 elevou a demanda por mão de obra, impulsionado por uma política estadual voltada à atração de investimentos. O número de pessoas ocupadas chegou a 2,7 milhões no terceiro trimestre, enquanto a massa de rendimento real mensal alcançou R$ 5,8 bilhões, um aumento de 5,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. As ocupações cresceram 3,6%, e a taxa de desocupação recuou para 6,1%, a menor do Nordeste.
AUTOR
Maranhão Expresso
Trazendo as últimas notícias do Maranhão e do mundo para você com credibilidade e agilidade.
Comentários (0)
Deixe seu comentário
Seja o primeiro a comentar nesta notícia!