Incêndios no MA: 63% têm causa elétrica
Falhas em fiações elétricas são principais causas de incêndios residenciais
Por Maranhão Expresso
23 de janeiro de 2026 em Local

Foto: Imirante
Falhas em fiações elétricas são responsáveis por 63% dos incêndios em residências no Maranhão, de acordo com levantamento do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA). Os aparelhos de ar-condicionado são os equipamentos mais frequentemente envolvidos em incêndios de origem elétrica.
A interligação inadequada entre equipamentos e instalações elétricas é um dos principais fatores que contribuem para esse tipo de acidente. Além disso, o subdimensionamento dos condutores é um problema comum, ocorrendo quando a fiação utilizada não é compatível com a carga exigida pelos equipamentos, favorecendo o superaquecimento e elevando o risco de incêndio.
Entre janeiro e novembro do ano passado, o CBMMA registrou 738 incêndios em imóveis residenciais e comerciais, sendo 491 em residências. O Corpo de Bombeiros reforça a importância de medidas preventivas, como a contratação de profissionais habilitados para realizar manutenção, revisão ou adequação das instalações elétricas, e o uso de materiais e equipamentos certificados.
AUTOR
Maranhão Expresso
Trazendo as últimas notícias do Maranhão e do mundo para você com credibilidade e agilidade.
Comentários (0)
Deixe seu comentário
Seja o primeiro a comentar nesta notícia!