Inadimplência recorde: Mais de 2 milhões de adultos do Maranhão possuem dívidas em atraso
Levantamento do Serasa Experian revela que mais da metade da população adulta maranhense está endividada; Estado ocupa a 19ª posição nacional.
Por Maranhão Expresso
23 de janeiro de 2026 em Economia

Foto: G1 Maranhão
Um cenário financeiro alarmante atinge o Maranhão: mais da metade da população adulta do estado encontra-se inadimplente. De acordo com um levantamento recente feito pelo Serasa Experian e divulgado nesta semana, mais de dois milhões de maranhenses possuem atualmente dívidas em atraso, revelando uma profunda dificuldade na gestão financeira.
Apesar do alto volume de endividados, o Maranhão ocupa a 19ª colocação no ranking nacional de inadimplência por estado. Segundo a especialista em educação financeira, Rafaela Alves, o índice no estado atinge 46%, enquanto a média nacional está em 49,77%. Em um período de apenas um ano, a lista de devedores cresceu drasticamente, incorporando quase 190 mil pessoas.
O Mapa da Inadimplência do Brasil indica que as dívidas mais comuns estão ligadas a cartões de crédito e instituições bancárias, seguidas por contas básicas, como água e energia elétrica. O valor médio de cada débito ultrapassa R$ 1,5 mil, o que, de acordo com o levantamento, dificulta a negociação para muitos consumidores. Parte dos endividados enfrenta dificuldades para quitar os débitos, que em alguns casos são agravados pela cobrança de juros considerados abusivos.
Os juros abusivos estão entre as principais demandas registradas na Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE-MA). Somente no ano passado, o Núcleo do Consumidor realizou mais de 3 mil atendimentos, sendo que cerca de metade deles estava relacionada a dívidas com instituições bancárias. O defensor público do consumidor, Diego Oliveira, reforça o direito à revisão de contratos:
“A pessoa tem direito à revisão do contrato, para que os juros sejam adequados à média praticada no mercado de consumo. Também há o direito ao ressarcimento em dobro dos valores pagos a mais, quando fica comprovada a prática abusiva por parte da instituição financeira”
Ainda sobre o tema, o presidente em exercício do Procon-MA, Ricardo Cruz, explicou que o consumidor superendividado é aquele que não consegue manter as necessidades básicas nem garantir o mínimo existencial em razão do acúmulo de dívidas e empréstimos.
AUTOR
Maranhão Expresso
Trazendo as últimas notícias do Maranhão e do mundo para você com credibilidade e agilidade.
Comentários (0)
Deixe seu comentário
Seja o primeiro a comentar nesta notícia!