Foguete explode após lançamento no Maranhão
Explosão do Hanbit-Nano levanta dúvidas sobre segurança em lançamentos
Por Maranhão Expresso
25 de dezembro de 2025 em Tecnologia

Foto: G1 Maranhão
A explosão do foguete sul-coreano Hanbit-Nano, da empresa Innospace, logo após o lançamento no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, levantou dúvidas sobre o que pode ter acontecido durante a missão. A empresa informou apenas que foi identificada uma “anomalia”, sem detalhar se o evento foi acidental ou provocado por protocolos de segurança.
Segundo o coordenador do programa de pós-graduação Aeroespacial da UEMA, Fernando Moucherek, os lançamentos de foguetes sempre são pensados de forma a não haver riscos à população em solo, caso o voo não saia como planejado. Isso envolve a consideração de diversos fatores, como velocidade, altitude, ângulo de ataque, carga útil transportada e estágios de propulsão.
O “envelope do voo seguro” é definido antes do lançamento e é um conceito adotado por agências como a NASA, estabelecendo a trajetória considerada segura, os limites de velocidade, inclinação e estabilidade, e as áreas onde destroços poderiam cair sem risco à população. A explosão do Hanbit-Nano pode ter sido resultado de uma anomalia durante o primeiro estágio, possivelmente em fase próxima ao Max Q, ou um desvio do envelope de voo seguro, levando ao acionamento automático do sistema de terminação.
AUTOR
Maranhão Expresso
Trazendo as últimas notícias do Maranhão e do mundo para você com credibilidade e agilidade.
Comentários (0)
Deixe seu comentário
Seja o primeiro a comentar nesta notícia!