Explosão em Alcântara
1º foguete comercial do Brasil explode após decolagem
Por Maranhão Expresso
24 de dezembro de 2025 em Tecnologia

Foto: G1 Maranhão
Na segunda-feira (22), o foguete sul-coreano HANBIT-Nano explodiu após a decolagem no Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão. O acidente ainda está sob investigação e deixou várias perguntas sem respostas. A empresa dona do foguete, InnoSpace, informou que uma anomalia foi identificada durante o voo, mas não deu detalhes.
O foguete levava oito cargas úteis, entre satélites e experimentos científicos desenvolvidos por instituições do Brasil e da Índia. Entre eles estavam satélites universitários voltados à coleta de dados ambientais e testes de comunicação, experimentos de navegação inercial e posicionamento por satélite e um satélite indiano para monitoramento de fenômenos solares. Todas as cargas foram perdidas com a explosão.
A causa exata da explosão ainda não foi determinada, mas a avaliação preliminar é de que a falha ocorreu no próprio veículo. O sistema de terminação de voo funcionou corretamente, o que indica que os protocolos internacionais de segurança foram seguidos. A investigação está sendo conduzida pela InnoSpace em conjunto com a Força Aérea Brasileira e outras instituições envolvidas na missão.
AUTOR
Maranhão Expresso
Trazendo as últimas notícias do Maranhão e do mundo para você com credibilidade e agilidade.
Comentários (0)
Deixe seu comentário
Seja o primeiro a comentar nesta notícia!