Enredos das escolas de samba
Contam a história não oficial do Brasil
Por Maranhão Expresso
18 de janeiro de 2026 em Cultura

Foto: Imirante
Os enredos das escolas de samba cariocas contam a história não oficial do Brasil, abordando temas que não estão presentes na história oficial. Segundo o professor de história Luiz Antonio Simas e o jornalista Fábio Fabato, autores do livro Pra tudo começar na quinta-feira: o enredo dos enredos, as escolas de samba criaram uma forma genuína de contar e refazer a história.
Os enredos não são apenas uma exigência dos desfiles, mas sim uma forma de contar histórias que não são contadas na história oficial. A escolha do enredo é um processo complexo que envolve o carnavalesco, o presidente da escola de samba e outros personagens. Alguns carnavalescos têm mais influência na escolha do enredo, enquanto outros precisam se comprometer com patrocinadores.
Os enredos são decisivos para o sucesso de um desfile, pois podem condicionar a criação de um samba mais consistente e abrir possibilidades para um trabalho plástico de melhor qualidade. Além disso, os enredos também têm um papel pedagógico, ensinando histórias que não são contadas em sala de aula. As escolas de samba operam na dimensão da contranarrativa oficial, iluminando penduricalhos apagados da história.
AUTOR
Maranhão Expresso
Trazendo as últimas notícias do Maranhão e do mundo para você com credibilidade e agilidade.
Comentários (0)
Deixe seu comentário
Seja o primeiro a comentar nesta notícia!