Cadela farejadora Iara morre em deslocamento para buscas por crianças em Bacabal; Operação entra no 12º dia
Iara, do Corpo de Bombeiros do Ceará, faleceu devido a torção gástrica; Equipes iniciam mergulho em lago próximo ao local de desaparecimento de Ágatha e Allan.
Por Maranhão Expresso
15 de janeiro de 2026 em Local

Foto: G1 Maranhão
A força-tarefa que busca localizar Ágatha Isabelly, de 6 anos, e Allan Michael, de 4 anos, desaparecidos há 12 dias em Bacabal (MA), sofreu uma perda dolorosa nesta quinta-feira (15). A cadela farejadora Iara, que integrava a equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará e estava a caminho do Maranhão para auxiliar nas buscas, morreu durante o deslocamento na madrugada. O animal não chegou a iniciar o trabalho de busca pelos irmãos.
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, Iara apresentou sintomas compatíveis com torção gástrica já nas proximidades do destino final. A cadela não resistiu e veio a óbito nos braços de seu condutor, o sargento João, integrante da equipe cearense. Em reconhecimento à sua dedicação, uma emocionante homenagem foi realizada no povoado Santa Rosa, reunindo equipes envolvidas na operação. A cerimônia foi comandada pelo Coronel Célio Roberto, do Corpo de Bombeiros do Maranhão. A operação de resgate, que recebeu reforço de bombeiros e cães farejadores do Pará e do Ceará, entrou nesta quinta-feira (15) em seu 12º dia.
Com o tempo de desaparecimento se estendendo, as buscas pelos irmãos maranhenses entraram em uma nova e crucial etapa. Equipes do Corpo de Bombeiros iniciaram uma operação de mergulho em um lago situado a cerca de 2 km do povoado São Sebastião dos Pretos, local de onde as crianças saíram no último dia 4 de janeiro. O Lago Limpo, que tem cerca de 300 metros quadrados e 1 metro e 20 centímetros de profundidade, começou a ser vistoriado por mergulhadores do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) na quarta-feira (14). A varredura nesta área é intensificada com base no relato de Anderson Kauan, de 8 anos, que havia desaparecido junto com os primos e foi achado no dia 7 de janeiro. Ele relatou ter deixado Ágatha e Allan próximo ao lago antes de sair para buscar ajuda.
AUTOR
Maranhão Expresso
Trazendo as últimas notícias do Maranhão e do mundo para você com credibilidade e agilidade.
Comentários (0)
Deixe seu comentário
Seja o primeiro a comentar nesta notícia!