Brumadinho: 7 anos de dor
Familiares cobram justiça e memória das vítimas do rompimento da barragem
Por Maranhão Expresso
25 de janeiro de 2026 em Local

Foto: Imirante
Às vésperas de completar sete anos do rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho (MG), familiares das vítimas voltaram a se manifestar publicamente para cobrar justiça e reforçar a memória do desastre que matou 272 pessoas.
Durante um ato simbólico realizado neste domingo, uma mãe de vítimas classificou o episódio como uma “tragédia anunciada”. A mobilização contou com uma homenagem simbólica em memória às vítimas, com crianças moldando pequenos vasos de argila, enquanto uma sirene foi acionada às 12h28, horário exato em que a barragem se rompeu em 25 de janeiro de 2019.
Helena Taliberti, mãe de vítimas do rompimento, criticou a atuação da mineradora e afirmou que havia conhecimento prévio sobre os riscos da barragem.
“Pelas investigações que ocorreram, a gente soube que a empresa sabia que a barragem estava com problemas e que precisava de manutenção, mas não fez a manutenção adequadamente. Aquela tragédia poderia ter sido evitada”, disse. Ela também destacou a importância de preservar o meio ambiente e repensar o modelo de desenvolvimento urbano.
AUTOR
Maranhão Expresso
Trazendo as últimas notícias do Maranhão e do mundo para você com credibilidade e agilidade.
Comentários (0)
Deixe seu comentário
Seja o primeiro a comentar nesta notícia!