Angústia no RJ: Pescador maranhense e mais cinco tripulantes estão há 11 dias desaparecidos
Família do mestre da embarcação, Nilton de Jesus Silva, relata devastação após Marinha do Brasil encerrar buscas ativas.
Por Maranhão Expresso
28 de janeiro de 2026 em Local

Foto: G1 Maranhão
A incerteza e a dor consomem as famílias de seis pescadores, sendo cinco deles maranhenses, que estão desaparecidos há 11 dias no litoral do Rio de Janeiro. A embarcação Funelli, que partiu de Niterói (RJ) em 3 de janeiro, sumiu sem deixar vestígios, mergulhando os parentes na angústia da espera. Entre os tripulantes está o mestre da embarcação, Nilton de Jesus Silva, de 66 anos, cuja família no Maranhão vive um drama insuportável.
A filha de Nilton, Tatiana Silva, de 37 anos, compartilhou com o g1 a profundidade do sofrimento familiar, descrevendo o pai como um “herói” e um homem de “coração de criança”. O último contato de Nilton foi registrado em 15 de janeiro, via telefone com a esposa e rádio com outros pescadores. Apesar de acostumado a longas jornadas, a filha ressalta que ele “nunca ficava 24 horas sem contato”. A situação se agravou nesta quarta-feira (28), quando a família recebeu a informação de que a Marinha do Brasil encerraria as buscas com “meios cabíveis”:
"Eles falaram que as buscas com os meios cabíveis deles foram feitas e que agora não vai mais ter navio, que vai ter apenas busca remota que todo mundo em constante alerta," disse Tatiana Silva.
Enquanto a esperança diminui, a Defesa Civil de Maricá encontrou destroços boiando no mar durante o fim de semana e na última segunda-feira (26). Entre os itens localizados estavam pedaços de madeira, galões, uma garrafa de bebida alcoólica e um chinelo, que foram apresentados à Marinha para avaliação se pertencem à embarcação Funelli. A última localização do barco, monitorada pelo rastreador, foi registrada a 15 metros ao sul da praia de Ponta Negra, em Maricá. Um inquérito foi instaurado para apurar as circunstâncias do desaparecimento dos seis tripulantes, que incluem, além de Nilton, outros quatro maranhenses identificados:
- Raimundo Nonato Costa dos Santos Filho, de 45 anos;
- Sirlenildo da Silva, de 39 anos;
- Raimundo Nonato do Nascimento, de 65 anos;
- Juarez Cerejo da Silva, de 33 anos.
AUTOR
Maranhão Expresso
Trazendo as últimas notícias do Maranhão e do mundo para você com credibilidade e agilidade.
Comentários (0)
Deixe seu comentário
Seja o primeiro a comentar nesta notícia!