Alerta em São Luís: Sedentarismo Ameaça a Saúde Óssea dos Maranhenses
Estudo revela que inatividade física acelera a perda de densidade óssea e aumenta o risco de osteoporose, afetando até os mais jovens.
Por Maranhão Expresso
4 de dezembro de 2025 em Local

Foto: Imirante
São Luís, MA – O crescente sedentarismo no Brasil, especialmente no Maranhão, tornou-se uma séria ameaça à saúde óssea da população. Dados do IBGE indicam que aproximadamente metade dos adultos não cumpre as recomendações mínimas de atividade física da OMS, impactando diretamente a densidade dos ossos.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza de 150 a 300 minutos semanais de atividade moderada ou de 75 a 150 minutos de atividade vigorosa. A endocrinologista Marise Lazaretti explica que a falta de estímulo mecânico enfraquece os ossos, pois células chamadas osteócitos, responsáveis por captar o movimento e fortalecer a estrutura óssea, não conseguem realizar seu trabalho adequadamente, levando à intensa reabsorção óssea.
Para combater o sedentarismo e proteger a saúde óssea, especialistas recomendam a prática regular de exercícios que envolvem impacto e carga, como musculação, corrida e esportes com mudanças rápidas de direção. O médico do esporte e ortopedista Lindbergh Barbosa de Souza Mendes enfatiza a importância de uma avaliação médica antes de iniciar qualquer treino, priorizando a regularidade para obter benefícios rápidos e duradouros.
AUTOR
Maranhão Expresso
Trazendo as últimas notícias do Maranhão e do mundo para você com credibilidade e agilidade.
Comentários (0)
Deixe seu comentário
Seja o primeiro a comentar nesta notícia!